Livro "Conversas de Café"
Conversas de Café / Talking about Coffee
O Café é a segunda mais importante commodity transacionada no mundo (logo depois do petróleo). É também uma matéria-prima à qual os portugueses estiveram e estão muito ligados. Não só pela produção nas suas antigas colónias, mas também, e sobretudo, pela alta qualidade da investigação científica feita pelo Instituto de Investigação Científica Tropical em torno desta semente. Foi o IICT que desenvolveu estirpes de café resistentes a doenças e que estão hoje espalhadas por todo o mundo.
Portugal, apesar das suas minúsculas dimensões e situado fora da cintura tropical, tornou-se, a partir do século XVIII e ao longo de mais dois séculos, um grande produtor de café por obra das suas diversas colónias: no Brasil, o ouro verde surgiu ainda em Setecentos como o recurso possível quando as minas de ouro secaram; a riqueza do café em São Tomé e Príncipe só foi ultrapassada pela do cacau, ao qual cedeu o passo depois de ter feito e desfeito fortunas; na década de 1970, Angola fez do nosso país o quarto maior produtor de café do mundo.
Em Conversas de Café, Fátima Moura percorre as principais etapas desta maravilhosa história do café: as suas origens, o importante papel do IICT, a história da produção de café em algumas das ex-colónias portuguesas e o café como produto de grande consumo, que atravessa horizontalmente toda a sociedade.
Ficha técnica:
Título: Conversas de Café / Talking about Coffee
Autor: Fátima Moura
Tradução: José Manuel Godinho
Edição: Clube do Colecionador dos Correios
Design: AF Atelier, Design de Comunicação, Lda.
Formato:24,5 x 24,5 cm
Nº de páginas: 252 (com o cólofon incluído)
Tiragem: 3700 exemplares numerados contendo quatro selos e um bloco da emissão O Café de 2014.
ISBN 978 – 972 – 8968 – 67 - 0